Num tempo em que a extrema-direita portuguesa aparece com os seus apelos racistas e xenófobos, contra os imigrantes (mais clara a ultra radical, mais encapotada e cuidadosa a parlamentar) não podemos ficar indiferentes.
Numa Europa dita comunitária, em que as desigualdades aumentam e a exploração das populações cresce, a extrema-direita - as organizações fascistas e neonazis , colhe também apoios em populações mais desfavorecidas e politicamente menos conscientes.
É assim em França, em tempo de eleições presidenciais, apesar da descida de votação em relação a anteriores eleições, do político fascista Le Pen , mas apenas devido a que o candidato de direita Sarkozy , com as suas propostas muito populistas e reaccionárias, conquista votos à sua direita.
Mas em relação ao nosso país, transcrevo uma afirmação lida recentemente:
"(Lisboa é) a mais africana das cidades europeias", segundo Bacre Ndiaye , representante da alta-comissária para os Direitos Humanos (DN, 20abr07 ).
O que, a confirmar-se, muito nos honra! Ao contrário do que pensam as mentes reaccionárias, xenófobas e racistas, a imigração veio transformar a nossa sociedade para melhor em muitos aspectos. Acredito que desta mistura de culturas venham a resultar cidadãos mais conscientes e corajosos, que muita falta nos voltam a fazer nos tempos actuais e nos que se aproximam. E para terminar uma homenagem às mulheres de origém africana, que começam a pesar na nossa sociedade, pela sua postura e pelo seu trabalho. Não devemos esquecer nunca que África foi o berço da Humanidade, de onde todos descendemos.
Mãe África (foto de J. Teixeira, Abril de 2007)
. MEIA MARATONA DE LISBOA 2...
. BALANÇO CINÉFILO DE 2008 ...
. DEZ
. 2007_EVENTOS CULTURAIS PR...